domingo, 25 de setembro de 2011

Dicas para conciliar trabalho e estudo

Dicas para conciliar trabalho e estudo

Estudar e trabalhar é uma rotina comum para quem quer garantir um futuro próspero. Mas é preciso muita dedicação para executar as tarefas, tendo em vista a falta de tempo. Já é difícil conciliar estudo com estágio, quanto mais para quem trabalhar e prestar concurso público. Confira dicas de especialistas.

Preparação

> Tenha em mente que esta rotina dupla pode ser temporária e que tudo depende do seu esforço.

> Haverá sacrifício, como deixar de sair aos finais de semana com os amigos, mas é preciso ser paciente.

> Dedique-se a tudo que faz. Se fizer alguma coisa mal feita, terá de refazê-la depois, o que lhe trará mais trabalho.

Finais de semana

> O tempo livre não pode ser exclusivo para lazer. Afinal de contas, é preciso estudar para as provas e trabalhos.

> Se o objetivo é ingressar na carreira pública, use todo tempo livre para estudar.

Descanso

> É necessário descansar para ter bons resultados. Dormir durante as noites é essencial para bom desempenho no trabalho e maior eficiência do que se aprende.

> Especialistas comprovam que o organismo não aguenta informação durante 24 horas por dia. A pessoa precisa fazer algo que goste para descontrair.

Organização – Concursos públicos

> A cada duas horas de estudo, faça uma pausa. Neste período, coma uma fruta ou assista um pouco de TV para melhorar a capacidade intelectual. Atenção: cuidado para não se distrair demais.

> O local de estudo deve ser calmo, tranquilo e bastante confortável. Se a pessoa tem uma família grande, a movimentação em casa pode atrapalhar. O melhor, neste caso, é ir a uma biblioteca.

> É preciso ter método e planejamento. Separe as matérias mais importantes e faça um cronograma de metas.

Cursos

> Se o estudo é para um curso relacionado com o trabalho, como no caso de estágio e faculdade, a pessoa deve tentar relacionar os assuntos e usar as companhias de trabalho como orientadores.

> Procure sair com os amigos do curso, conversar sobre o que está aprendendo. Assim, você aproveita aprofundando seus conhecimentos e se divertindo.

> No trabalho, pratique tudo o que viu em sala de aula e esclareça suas dúvidas com gestores mais acessíveis.

Vida social

> Muitos amigos cobrarão a sua presença em eventos. Explique a eles a importância de manter os estudos nos finais de semana e prometa um encontro assim que acabar a fase conturbada.

Fonte: consultora de desenvolvimento organizacional Luciana Zonta

Nenhum comentário:

Postar um comentário

I9life Gobal

I9life Gobal  "Vêem fazer parte dessa empresa"! Cansado de ter que cumprir horário no trabalho? Ou de não receber aquilo qu...