segunda-feira, 4 de junho de 2012

Secretaria da Juventude engajada na luta contra câncer bucal


Secretaria da Juventude engajada na luta contra câncer bucal

31/05/2012 08:46:29

Foto: Divulgação/PMPA
Cigarro é uma das principais causas do câncer de boca
Cigarro é uma das principais causas do câncer de boca
Informar e alertar sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer bucal é o objetivo das ações que serão realizadas em Porto Alegre pelo Comitê das Entidades de Classe da Odontologia (Ceco) nesta quinta-feira, 31. A data marca o Dia Estadual de Luta Contra o Câncer Bucal e o Dia Mundial sem Tabaco.
A Secretaria Municipal da Juventude (SMJ) está engajada nessa luta e apoiará as atividades que serão desenvolvidas na Capital. Materiais informativos sobre a doença serão distribuídos para a população, que terá disponíveis exames clínicos preventivos, das 10h às 13h, na Esquina Democrática. Durante a tarde, será realizada atividade de formação para os dentistas do interior do estado na Assembleia Legislativa.
O Dia Estadual de Luta Contra o Câncer Bucal é resultado da Lei nº 12.535 de 2006. Os eventos desta quinta-feira contam com o apoio das Secretarias Municipais da Saúde e Juventude, Faculdade de Odontologia da Ufrgs, Câmara de Vereadores de Porto Alegre, Seção de Saúde Bucal da Secretaria de Saúde do Estado do RS, Assembleia Legislativa-RS, Brigada Militar e Entidades Odontológicas que compõem o Ceco.
Dados sobre o Câncer Bucal:
- Atingirá aproximadamente 15 mil pessoas no Brasil em 2012;
- Aproximadamente 900 novos casos somente no Rio Grande do Sul;
- Uma das principais causas do câncer na cavidade bucal é o cigarro;
- A população começa a fumar predominantemente na adolescência;
- Pesquisas recentes indicam que o número de jovens afetados pela doença está aumentando, devido à prática do sexo oral sem a utilização de preservativo (associado ao vírus HPV);
- O câncer bucal também está associado ao elevado consumo de álcool e à exposição solar.
- Cerca da metade das pessoas que apresentam câncer de boca acabam morrendo em função da identificação da doença ser tardia;
- Pessoas que descobrem a doença cedo têm maior chance de cura e de sobreviver sem comprometer a qualidade de vida.

Sintomas - Alteração de cor, textura, sensibilidade, feridas ou manchas que não desaparecem em 15 dias, mesmo que indolores, localizadas no lábio, língua, soalho bucal ou qualquer outra parte da cavidade bucal.

O que fazer ao perceber os sintomas: procurar seu dentista ou a unidade de saúde mais próxima para uma avaliação mais detalhada. Os cirurgiões-dentistas da Rede Pública Municipal estão capacitados e disponíveis continuamente nas Unidades de Saúde de Porto Alegre para esclarecer dúvidas.

Leia também:

Ação marca Dia Mundial sem Tabaco e Contra o Câncer Bucal

Nenhum comentário:

Postar um comentário

I9life Gobal

I9life Gobal  "Vêem fazer parte dessa empresa"! Cansado de ter que cumprir horário no trabalho? Ou de não receber aquilo qu...