terça-feira, 23 de outubro de 2012

Fui demitido. E agora?


Fui demitido. E agora?
 
Nessas horas, a transparência é o fator mais importante: você precisa saber de forma clara o motivo pelo qual foi desligado da empresa. Porém, nem sempre seu superior pode falar a verdade, ou seja, é possível que ele utilize aqueles motivos de sempre: “corte de gastos”, “novo posicionamento da empresa” etc. Tudo isso para evitar o “olho no olho”.
A dica é justamente procurar por este “olho no olho”. Com humildade e simplicidade, você precisa ter coragem de chegar para seu superior e ser honesto. Dizer que quer realmente entender o motivo pelo qual está sendo demitido, pois assim poderá melhorar naquele ponto. Conhecida a real razão, é hora de trabalhar: desenvolver e qualificar aquilo que gerou a demissão, procurar cursos de capacitação, trocar experiências com outras pessoas, enfim, descobrir o defeito e consertar.
Muito frequentemente, as pessoas são desligadas das organizações porque não acrescentam, pensam somente em seus direitos e esquecem seus deveres e querem apenas o salário no final do mês. Mas se você quer ser um diferencial na empresa, alguém que efetivamente colabora com o projeto, precisa mudar essa mentalidade.

  A importância em cultivar a rede de relacionamentos
 
Muitos (ex)colegas são lembrados apenas nos momentos difíceis (quando procuramos trabalho ou passamos por alguma dificuldade). Mas enquanto estamos nos momentos bons também é fundamental cultivar as relações, porque o mercado é construído em base na confiança.
As estratégias mais práticas para você executar são criar um arquivo com nome, e-mail e data de aniversário de pessoas-chave na sua vida profissional e enviar uma mensagem de parabéns a cada data; outra possibilidade é reservar um período do dia (uma hora, por exemplo) para navegar pelos perfis dessas pessoas na internet (Facebook e LinkedIn) e interagir com elas; uma terceira ação seria participar de eventos nos quais a empresa que você trabalha se envolve, fomentando que um colega ou superior o apresente aos outros.
O importante é criar uma rede ampla e qualificada, ou seja, profissionais de valor que podem, efetivamente, ajudar você no futuro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

I9life Gobal

I9life Gobal  "Vêem fazer parte dessa empresa"! Cansado de ter que cumprir horário no trabalho? Ou de não receber aquilo qu...