Toda empresa precisa entrar na era digital, é inevitável.
Estima-se que até 2016 haverá 3 bilhões de usuários de Internet no mundo,
ou seja, o correspondente a 45% da população mundial.
Um fato interessante é que 90% dos dados disponíveis hoje foram
criados nos últimos 2 anos. A ecomomia digital irá atingir a cifra
de 4,2 trilhões de dólares nos países do G-20*.
Desta forma, nenhuma empresa ou país poderá se dar ao luxo
de ignorar esse fenômeno global.
A era digital vem alterando as estruturas das indústrias, criando novos modelos
de negócios e alterando a maneira como as empresas fazem negócios.
A IBM prevê que 1 trilhão de dispositivos serão conectados à Internet até 2015.
A Internet está em todo lugar, não apenas em telefones móveis,
mas também em carros, geladeiras e relógios.
A Internet está alterando radicalmente a forma que as empresas interagem
com os clientes e executam suas cadeias de suprimentos. Em um mundo
cada vez mais digital, as empresas precisam construir seus ativos digitais
e reduzir os passivos digitais. Muitas empresas necessitarão de uma “transformação digital”,
envolvendo pessoas, processos e estruturas organizacionais.
Na era digital com a velocidade das mudanças e o crescimento constante da concorrência,
as empresas terão de se afastar de seus modelos de ciclos de planejamento de longo
prazo para uma abordagem estratégica adaptativa. Por seu turno, para fortalecer o
crescimento da economia digital, os governos precisam apoiar políticas relacionadas
com a inovação, investimento em infraestrutura, defesa do consumidor e
privacidade de dados na Internet.
Em muitos países, a Internet tornou-se tanto uma força econômica vital como
um motor de crescimento interno. Em 2010, em algumas das principais
nações do G20, a internet contribuiu com até 8% do valor do PIB.
Muitos países emergentes têm realizado fortes investimentos em
infraestrutura de banda larga e esperam receber dividendos no futuro próximo.
É preciso enfatizar que, para favorecer o crescimento da economia digital,
os investimentos em infraestrutura fixa e móvel devem ser acompanhados por
outras forças motrizes, como ambiente regulatório favorável, sistemas de
pagamentos confiáveis e defesa do consumidor para transações de comércio eletrônico.
Para realizar uma avaliação mais objetiva,
a empresa BCG – Boston Consulting Group –
desenvolveu um índice sobre a economia digital de 50 países,
classificando-os em 5 grupos conforme seu desempenho na pontuação
do índice em relação ao PIB per capita:
Leia mais em: http://gessicahellmann.com/ultimato-economia-digital/#ixzz1n8L5TxcM
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