terça-feira, 15 de novembro de 2011

Greve no Projovem é reflexo da falência do projeto

ROBERTA SCHULER | roberta.schuler@diariogaucho.com.br
Os professores do ProJovem Trabalhador da Capital decidiram paralisar as atividades devido ao atraso no pagamento de abril. Prejuízo para os alunos, que, não bastasse o atraso no pagamento da bolsa-auxílio – desde janeiro, só uma parcela de R$ 100 foi depositada –, agora estão sem aulas.
– Os alunos estão apoiando a greve dos professores. Eles não estão recebendo e gastam com almoço, passagem – afirma Sheila Passaglia, 29 anos, aluna do curso de Administração, na Escola Itália, na Zona Norte.
Alunos estão abandonando

Sem receber a bolsa-auxílio, muitos estudantes estão abandonando as salas de aula. A turma de Sheila, que iniciou o curso com 30 alunos em janeiro, hoje só tem dez.
– Esse dinheiro faz falta. Eu deixo de fazer uma faxina para estar aqui aprendendo. O ministro (Carlos Lupi, do Ministério do Trabalho e Emprego) diz que tem serviço sobrando e que falta gente qualificada, mas a gente está tentando se qualificar. Queremos que cumpram o prometido – desabafa a estudante Carla Beatriz Marques de Jesus, 28 anos.
"Para nós, é humilhante"

O professor de Telemarketing Eduardo Maurício Dias, 38 anos, confirma a evasão de alunos. No início das aulas, a turma tinha 35 estudantes. Hoje, há dez:
– Os alunos estão desmotivados. Para muitos, a bolsa-auxílio é complemento do Bolsa Família.
Sobre o atraso no salário, Eduardo desabafa:
– Para o professor, é humilhante. Nossa autoimagem está sendo destruída.
Fundação é a encarregada
Na Capital, o programa é coordenado pela Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão da Unisul/SC (Faepesul), que recentemente enfrentou paralisação de professores do ProJovem Urbano, por falta de pagamento. A Secretaria Municipal da Juventude (SMJ) diz que a Faepesul é a responsável pela contratação e pagamento dos professores.
A SMJ estuda fazer o pagamento diretamente para os docentes, com autorização da Justiça, como fez no caso do ProJovem Urbano. A despesa mensal com os salários de 22 professores soma R$ 32 mil.
Bolsa-auxílio será paga em três dias
O titular da SMJ, Luizinho Martins, afirma que incorreções nas listas de presença geraram o atraso no pagamento da bolsa-auxílio mensal no valor de R$ 100 para cada aluno.
Luizinho diz que a SMJ foi procurada por estudantes reclamando terem estado em aula, quando nas listas constava falta. A frequência dos alunos sai das mãos do professor, passa para a Faepesul e, por fim, pela SMJ, que autentica antes de encaminhar ao Ministério do Trabalho e Emprego, que libera, então, a verba. O secretário garante que o problema foi solucionado e que, em três dias, a contar de hoje, os alunos receberão todos os pagamentos.
Faepesul e SMJ: divergências
O diretor da Faepesul, Carlos Alberto Nogueira de Sá, diz que, pelo contrato, a fundação deveria receber 20% do valor total antes do início das aulas - para a aquisição de materiais –, e o restante em sete parcelas. Ele afirma que a Faepesul só recebeu duas parcelas. O valor total, para atender 1,7 mil alunos, fica em torno de R$ 2,3 milhões.
– A última vez que recebemos foi em novembro. Houve uma evasão grande, mas foram recrutados mais de 1,6 mil. Tudo foi adquirido para 1,7 mil alunos. Temos que estar preparados para esse número.
De acordo com a SMJ, porém, o valor já repassado é suficiente para cobrir a despesa com os 600 alunos efetivamente matriculados. Hoje, Faepesul, SMJ e a Procuradoria Geral do Município devem discutir o impasse.
Entenda o caso
O ProJovem Trabalhador recebeu 2,2 mil inscrições no ano passado. Destes, 1,7 mil alunos fizeram a matrícula.
O início das aulas estava previsto para o mês de agosto, o que não ocorreu. Segundo a SMJ, apenas 600 estudantes começaram o curso em janeiro deste ano. Atualmente, o secretário Luizinho diz que o ProJovem Trabalhador atende a 500 estudantes.
No ano passado, o Ministério do Trabalho e Emprego destinou R$ 1.337.879,82 à prefeitura. A primeira parcela, no valor de R$ 121.625,44, em outubro, e a segunda, de R$ 1.216.254,38, em setembro. Do total, R$ 1,118 milhão foram repassados à Faepesul para adquirir materiais de gestão e apoio para 1,7 mil estudantes.
Desde dezembro, conforme o secretário Luizinho, a Faepesul não recebe repasses. Para a SMJ, os valores já recebidos no ano passado seriam suficientes para o atendimento de 600 alunos em todo o curso. Atualmente, técnicos da Secretaria Municipal da Fazenda estão fazendo cálculos para verificar se a SMJ deve algo à Faepesul ou não.
A SMJ diz que já pagou 41% do custeio do ProJovem Trabalhador. A Faepesul diz que foram 21%.
DIÁRIO GAÚCHO

Atraso no ProJovem gera manifestação

Atraso no ProJovem gera manifestação

- Crédito:  PAULO NUNES

Crédito: PAULO NUNES
Atraso no pagamento de bolsa-auxílio a alunos e de salário a educadores do ProJovem Trabalhador gerou pedido de representação civil, formalizada ontem no Ministério Público Federal (MPF), e protesto diante do MPF, na Capital. Segundo o secretário da Juventude, Luizinho Martins, alunos frequentes receberão, nesta semana, valores referentes a abril e maio. Ele disse que o serviço prestado pela Faepesul está sob avaliação devido denúncias. Já o MPF enviará representação à Procuradoria da República/PoA.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

A Parábola do Lápis

Professoras da Rede Pública

Charge Cachaca e Manguaca na praia

Capitão Nascimento Entrevista Hulk - Charge

Capitão Nascimento Entrevista Vários

Capitão Morrimento interroga Jack Spirro

MP300 Player - Capitão Nascimento Dando Porrada em Chuck Norris

Charges Capitão Morrimento Cotidiano Ajuste de contas

Sylvester Stallone enfrenta Capitão Nascimento (B.O.P.E)

Capitão Interroga - Amy Uisquehouse

Capitão Nascimento Entrevista Bin Laden e Bush - Charge

Capitão Nascimento Entrevista Chávez - Charge

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Uma Atividade para Harmonizar Pessoas

http://sitededicas.uol.com.br/art_atencao.htm
Não é novidade para ninguém que o meio onde a pessoa vive reflete diretamente na formação do seu comportamento e caráter, mais comportamento que caráter. Afinal, a formação do caráter é mais complexa, mas comportamento é mais imediato e pode se dar ao luxo de acompanhar as modas e os costumes de cada época. É assim que, comportamentos modais se transformam em hábitos, que por sua vez induzem o indivíduo a tê-los como caráter por toda vida.

Achamos importante que os pais e educadores conheçam essas diferenças na hora de avaliar um padrão de um filho ou aluno, pois isso é fundamental para definir a conduta a ser tomada quando se pretende educar ou apenas orientar.

Achamos que educação é algo feito de pequenas e constantes orientações, mais intensas na infância, e de forma diversa, do intenso ao moderado, ao longo de toda uma vida. Por não entendermos a natureza humana, normalmente seguimos as regras de educação, muitas vezes baseadas apenas em tradições sem origem definida, estas já estabelecidas por outros e que se tornaram lugar comum servindo quase sempre como regra geral para a conduta das pessoas.

Acontece que muitos desses padrões e jargões, a maioria originários de outras épocas e de outras realidades, estão muito distantes do bom senso e mais trazem maléficios à personalidade que benefícios; não fosse assim, não haveriam problemas comportamentais entre as pessoas passados tanto tempo.

E assim, como meros repetidores incipientes e sem conteúdo através dos tempos, prosseguimos sem rumo ou sentimentos; só que coragem para admitir isso nos falta; na verdade não é coragem e sim falta de humildade. Mas, quando se tem sério interesse em educar, alguns podem até conseguir bons resultados. Isso acontece quando passamos a olhar nossos filhos e alunos sem conceitos didáticos pré-estabelecidos. Ao fazermos isso, eles voltam a ser seres humanos diante de nós e não objetos alvos dos "métodos inventados" por "educadores" do passado e que seguimos de olhos fechados. Ao mudarmos nosso olhar, podemos então compreendê-los mais e daí há uma chance de conseguirmos educá-los com maior eficácia.

Uma das maiores dificuldades e problemas dos seres humanos atualmente é sem dúvida a falta de confiança generalizada em si, o que gera insegurança, fobias, ansiedades, depressões, irritabilidades e intolerências entre as pessoas. Nos parece que a principal causa desse mal é a falta de um pequeno atributo que apesar de o termos, nunca aprendemos a usá-lo da forma adequada.

Esse atributo, que desde a infância é cuidadosamente, dia após dia, destruído, está diretamente relacionado com todos os estados patólogicos relacionados acima e, é o responsável pela maioria dos males psicológicos que assolam todas as pessoas em todos os continentes e tempos. Como tudo na natureza é extremamente simples, este também o é, chama-se ele Atenção.

É a Atenção um dos mais importantes atributos que o ser humano precisa trabalhar e desenvolver em todos os dias da sua vida. É ele responsável pelo nosso aprendizado, auto- conhecimento, cultivo da "boa" memória e desenvolvimento do discernimento. É esse atributo que nos livrará de todas as fobias e distúrbios de comportamentos e relacionamentos. Este nos livrará de vez da indiferença para com a vida disfarçada de austeridade.

Seu cultivo restabelecerá nossa confiança interior e nos reconectará com as mais sublimes formas de reflexões. Educará nosso pensamento que sem dúvida ao viver sem controle é o maior vilão da raça humana.

Existe na tradição indígena brasileira, isso já há mais de 5.000 anos antes do descobrimento do Brasil, uma reflexão que diz: "A doença começa quando pensamos nela, depois ela cresce, ganha forma e finalmente aparece fisícamente na pessoa".Complementando esse aforismo, eles dão a cura: "Um corpo doente é o de alguém que perdeu a confiança em si, perdeu sua conexão com o Divino e para ser curado precisa ter sua confiança restaurada. Primeiro cuidamos de restabelecer essa confiança, depois a doença sairá por si."

O sair por si, é mais também uma forma de expressão. Eles querem dizer o seguinte:Uma pessoa que perdeu a confiança em si, torna-se negativa e sabe-se que pessoas com pensamentos positivos jamais, em nenhum momento da história da psicologia antiga ou moderna, desenvolveram patologias psiquícas, como também sabe-se que as negativas são os hospedeiros desses males. Assim, uma pessoa negativa, será sempre desanimada e sem motivação alguma sequer para tomar remédios ou procurar ajuda e abrigo preferido de doenças.

Estes mesmos índios, os quais aprendemos a chamar de burros e preguiçosos ainda na escola, já tinham uma máxima entre os sábios da aldeia; Dizia o seguinte: "Se você quiser conseguir algo, o que seja, primeiro será precisa pensar nessa coisa sem parar por um tempo - se esqueceu um dia que seja, comece tudo de novo - feito isso, a coisa desejada vai ganhar forma e se concretizará e então muitos chamarão a isso de milagre".

Então, sabendo que as crianças, quando adequadamente trabalhadas são a base de uma cultura, os sábios indígenas, criaram uma forma de desenvolver em suas crianças desde a mais preliminar idade, o zelo, a atenção e a auto-confiança. Essas tradições foram perdidas, quando o invasor europeu chegou ao nosso país e que apenas por não entenderem a lingua e costumes desses nativos, resolveram classificá-los como bárbaros.

Essas antigas tradições que já existiam entre nossos antepassados, os índios, hoje começam a serem revisitadas pela moderna psicologia e medicina desses mesmos países "desenvolvidos" e mesmo aqui no Brasil estão sendo timídamente usadas, mesmo entre os adultos, com resultados surpreendentes, mágicos até, e, alguns terapeutas, de tão espantados e extasiados com os resultados obtidos, não conseguem se conter e chamam a isso de milagre.

Uma dessas tradições, e que temos usado com bons resultados, vamos lhes passar agora e, apesar de ser extremamente simples, seu efeito é notável. É uma prática que serve tanto para adultos quanto para crianças. É bem tolerado e assimilado de imediato pelas crianças, até pela sua natureza exótica e ritual e pela força que na hora dá a cada uma delas. Seus efeitos sobre a Atenção e o restabelecimento da confiança em si são excelentes.

Essa prática tem dentre os seus alvos, o despertar em cada um, a confiança adormecida e debilitada, e os próprios sábios índios já diziam: "As coisas mais importantes da vida são as mais simples, veja por exemplo o ar que respiramos, sequer o vemos e é nosso bem mais importante".

Essa prática pode ser feita a qualquer hora, em qualquer lugar, em grupos ou isoladamente e tem por objetivo fortalecer e desenvolver a Atenção, a confiança interior e restaurar os estados de ânimos debilitados geradores de ansiedades e a maioria das fobias que não estejam associadas a estados causados por patologias físicas. Sabe-se que com a auto-confiança em dia, o indivíduo está identificado consigo mesmo e terá força suficiente para vencer obstáculos. Uma pessoa confiante, será por natureza uma pessoa ATENTA e ciente do presente.

Com a prática regular desse pequeno roteiro, os resultados se farão sentir. Também, não esperem resultados mágicos no mesmo dia, mas assim mesmo, isso até poderá ocorrer com alguns. Outra coisa importante é que, mesmo sem os fundamentos mágicos que todos buscam nas soluções, algo assim, psicológicamente MOTIVA a pessoa e PODE funcionaR como a mágica de uma MEDICAÇÃO PLACEBO.[1]

Observação importante: Esta prática não está fundamentada em argumentos científicos e serve MAIS como uma FERRAMENTA DE MOTIVAÇÃO PESSOAL que tem se mostrado muito eficiente no nosso dia a dia.
Eis a prática:
Cada pessoa tem um nome pelo qual ela é conhecida, o nome pelo qual todos se reportam a ela. Por exemplo uma pessoa com o nome de Maria da Silva e que todos conheçam por Maria, teria Maria como seu nome de força.

É esse nome sua assinatura de vida, sua alma, sua identidade Divina e sua força. Assim, as VOGAIS desse nome são consideradas palavras de força e o elo de equilíbrio com as energias da natureza.

Nesse caso, as vogais AIA, seriam as palavras de força para reequilibrar energéticamente essa pessoa. Assim, para fazer isso, deveria a pessoa, simplesmente repetir estas letras por pelo menos três vezes quando achasse necessário. Como nas práticas meditativas, fazendo-se isso de olhos fechados, consegue-se na hora um efeito calmante em todo corpo.

Uma excelente maneira de começar uma aula, seria pedir a todas as crianças, que repetissem em voz alta as vogais do seu nome antes do início da prática diária ou quando se achasse conveniente, e, orientá-las para que fizessem isso, antes do início das provas ou execução de tarefas de casa.

Por fim, as letras podem ser pronunciadas baixinho também. Devem apenas ter a duração de pelo menos Dois Segundos de intervalo entre a pronúncia de uma e outra.


Alberto Jorge Filho:
O Autor é pesquisador de educação infantil e idealizador deste site.
email: albjorge@yahoo.com.br



Notas:

[1] - Medicação Placebo é um termo usado na Ciência Médica para designar o medicamento que não contém em sua composição príncipio ativo algum, ou seja, é feito de trigo ou maizena. Assim, algumas vezes os pesquisadores para medirem a participação do estado psicológico de um paciente em sua doença, fazem eles tomarem estes medicamentos sem princípio ativo. Para surpresa deles, muitos ficam curados tomando apenas estes remédios sem droga alguma em sua composição. Por esta razão, pesquisa-se hoje em dia os efeitos do PENSAMENTO POSITIVO na cura de doenças graves como o câncer por exemplo. Atualmente os cientistas estão intrigados pois descobriram que algumas vezes a MEDICAÇÃO PLACEBO é mais eficaz na cura de alguns males do que a medicação normal com princípio ativo. 

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